Porque devemos diversificar o nosso networking?

Como seres humanos, temos a tendência de rodear-nos com pessoas parecidas a nós. Contudo, e se no final do dia estivemos a maior parte do tempo com pessoas com backgrounds semelhantes aos nossos, podemos estar a comprometer acesso a novas oportunidades e a estagnar o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal. 


Conhecermos e relacionarmos com novas pessoas, permitem a abertura de novas portas e oportunidades. Grupos heterogéneos e diversificados tendencialmente são mais criativos e originais. O autor Frans Johannson, no seu livro The Medici Effect, também defende que as melhores ideias surgem de grupos de pessoas que tenham experiências e backgrounds em indústrias diferentes.


Ações para desenvolver networking:


1. Sair da zona de conforto:

Ao conhecer novas pessoas, pergunte sobre os interesses e hobbies que não têm em comum. Procure fazer novas experiências. Diga sim a coisas que o deixam desconfortável.


2. Procure pessoas com diferentes backgrounds:

Na Anthemis, empresa de Venture Capital sediada em Londres, há debates onde o objetivo é ter pensamentos divergentes e arranjar múltiplas soluções para um determinado problema. Para o efeito, juntam pessoas de diferentes departamentos, idades, géneros e etnias.


Muitas vezes a solução para os problemas e decisões que enfrentamos podem não ser óbvias, e nestas situações, devemos incentivar o pensamento coletivo, e partilhar várias perspetivas de pessoas que têm experiências distintas das nossas.


Atualmente na era digital, e com o acesso fácil a muita informação, tendencialmente pesquisamos por pessoas que partilhem opiniões e formas de pensar semelhantes às nossas. Contudo, devemos utilizar este acesso fácil à informação para também fazer o inverso: pesquisar por opiniões diversas e entender outras perspetivas, desafiar as nossas premissas e preconceitos, e saindo assim da nossa zona de conforto.


São muitas as vantagens de ter uma rede de contatos diversificada: dá-nos novas ideias, possibilidade de avançar na carreira, novas oportunidades de emprego e mais confiança.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Registre-se no nosso site
CONTATOS

Rua dos Foros, 11

Ponta Delgada - 9500-059​

Telefone: (+351) 919 135 030

geral@insulano.pt

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • LinkedIn - Black Circle

© 2021 Insulano

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now