O que é o Marketing Sensorial?

O marketing sensorial engloba um conjunto de técnicas que alteram os comportamentos e reações dos consumidores através dos cinco sentidos do corpo humano:

  • Visão

  • Audição

  • Olfato

  • Paladar

  • Tato

A utilização dos cinco sentidos no marketing reforça a ligação entre os consumidores e as marcas: agir diretamente com as emoções dos clientes e atingir o subconsciente dos consumidores, influenciando o seu comportamento de compra e enviando mensagens que vão além das palavras e das imagens. Além disso, estas técnicas podem contribuir para o aumento dos lucros da empresa e percepção do consumidor quanto à identidade da marca.



Visão:


De acordo com Geoff Crook, responsável pelo design no centro de investigação da Central Saint Martins College of Art and Design em Londres, a visão é responsável pela retenção de 83% da informação que as pessoas estão sujeitas.

Assim, além da imagem da empresa e do logotipo, a iluminação dos espaços comerciais, o design do espaço e as cores, são também factores importantes na criação de um ambiente agradável para os consumidores. Por exemplo, podemos ver na seguinte tabela, a percepção das cores das marcas na mente dos consumidores:


Audição:


Se estivermos expostos a um som que nos traga boas sensações, podemos ter melhorias no nosso estado de humor. A música é também uma ferramenta eficaz para a sua marca e pode influenciar o humor do seu cliente, podendo evocar estados de espíritos diversos, como por exemplo, felicidade e relaxamento.

No hotel Portrait Roma, as listas de músicas são cuidadosamente criadas, e devem transmitir aos clientes um ambiente de conforto e de repouso. (Ex: piano de Ludovico Einaudi).


Olfato:


Tal como a audição, o olfato também pode melhorar o estado de espírito dos clientes. As pesquisas feitas pela Mood Media também demonstram que aromas agradáveis tendem a melhorar o estado de espírito dos consumidores e provocam diversos sentimentos, entre os quais, o sentimento de nostalgia. Randall Reed (Universidade John Hopkins) afirma que isto acontece devido ao fato de o olfato estar ligado ao sistema límbico do nosso cérebro (área associada às memórias e emoções).


Também no Portrait Roma, os quartos e as áreas comuns eram perfumadas com uma fragrância da Salvatore Ferragamo. Esta ação é importante para criar brand awareness para os hóspedes. Uma vez expostos com o mesmo perfume no futuro, poderão desencadear sentimentos de nostalgia e recordações da sua estadia no hotel.


No entanto, uma resposta a um perfume pode gerar uma emoção agradável ou desagradável. É uma questão pessoal, e depende da experiência e memórias individuais do cliente.


Paladar:


Também o sentido do paladar deve ser estimulado positivamente, pois o cliente quando satisfeito, absorve melhor os outros estímulos e consequentemente, tem sua experiência o mais positiva possível.

Oferecer um café ou um copo de água na sua loja, pode melhorar o conforto do seu cliente e melhorar a identidade da sua marca perante o cliente.


Tato


Todas as partes do corpo humano reagem ao toque. Tal como nos outros sentidos, o cérebro determina o significado que recebe de cada sensação de toque: “Está quente/frio”; “É pesado/leve”; “Está molhado/seco”; etc.


Podemos tirar partido deste sentido, por exemplo, na impressão dos nossos cartões de visita ou panfletos de publicidade. Se o tipo de cartão for mais espesso e com melhor acabamento, pode melhorar a percepção da nossa marca na mente do consumidor.


Outra vantagem que podemos tirar do tato, é através da exposição dos nossos produtos aos consumidores. Por exemplo, as lojas da Apple disponibilizam os seus produtos para os clientes, assim estes podem experimentar o produto sem compromisso, antes de tomarem a decisão de compra.


Utilizar o Marketing Sensorial na nossa estratégia de marketing, ajudará a criar uma melhor relação com os clientes: criar sentimentos de nostalgia, memórias e conforto nos clientes.


O Marketing Sensorial pode ser usado para ajudar o crescimento da nossa marca, aumentar a fidelidade e a conexão entre a marca e os clientes. Esta estratégia não é difícil de implementar, e se bem executada, pode aumentar as vendas (muitas vezes as decisões de compra estão ligadas às emoções dos consumidores), e causar maior impacto na perceção geral da nossa marca a longo prazo.


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