Quais as diferenças destes dois tipos de marketing?
Outbound Marketing
As estratégias de outbound marketing promovem um produto ou serviço para uma audiência, esteja esta interessada ou não em adquirir o produto. Os canais de distribuição deste tipo de marketing são os mais tradicionais: TV, rádio, anúncios online (display ads), tele-marketing, jornais, revistas e vendas porta-a-porta. Ultimamente, com o excesso de informação online, tem havido uma tendência decrescente no sucesso deste tipo de anúncios.
Inbound Marketing
Do outro lado, temos então as estratégias de inbound marketing.
Em que consistem?
Ao invés do “push” do outbound marketing, o inbound tenta atrair potenciais consumidores com a partilha de conteúdo online - marketing de conteúdos - criação de novos artigos em blogs, planeamento de redes sociais e newsletters.
Estes conteúdos devem possibilitar aos potenciais consumidores uma aprendizagem da empresa, produto ou serviço, e os benefícios que os consumidores têm com a utilização do produto.
Através de uma estratégia inbound bem definida, será mais fácil para o mercado potencial descobrir a sua empresa, seja através dos motores de busca ou das redes sociais.
Para começar com o planeamento desta estratégia, necessita de aprofundar o conhecimento do consumidor:
Quem são as pessoas que irão ler os seus conteúdos? O que procuram? Quais são os seus gostos?
Após a criação do buyer persona, defina uma estratégia para o seu planeamento de SEO:
Como irá a audiência descobrir a sua empresa? Irá otimizar o seu conteúdo com palavras-chave para a Google? Irá promover o seu conteúdo noutros canais de distribuição? Terá presença nas redes sociais? Com que frequência irá publicar novos conteúdos?
Faça sempre novas experiências e testes na promoção do produto. Analise os seus dados, e veja onde compensa investir tempo e dinheiro na promoção da sua marca. As audiências e as preferências dos consumidores estão em constante mudança. A estratégia que utilizou no passado, pode não ser a mais adequada para o presente.
Assim, experimente novas formas de se conectar com as pessoas. Crie um website, conteúdo online nas redes sociais, apareça nos motores de busca - para que os consumidores fiquem a conhecer a sua marca e os produtos ou serviços que tem para oferecer.