Como manter os níveis de produtividade da sua equipa?

Ninguém estava preparado para esta recessão, e todos nós tivemos que alterar os planos que tínhamos para o ano de 2020. Com a crise de saúde pública, e com a tendência crescente de remote working, a maior parte das pessoas teve que se adaptar a uma nova realidade e alterar os hábitos no trabalho. Ainda assim, e apesar de todas as alterações, as equipas têm que continuar a ser produtivas.


Para manter os níveis de produtividade, o líder deve-se preocupar com estas três áreas chave: utilização de ferramentas (software) para comunicar com a equipa, rever prioridades e o trabalho que está a ser desenvolvido e por fim, mas não menos importante, estabelecer relação emocional com todos os colaboradores. 


1. Software


É muito provável que já exista o software que precisa para o seu nicho ou indústria. Por exemplo, para chat interno ou vídeo-conferências, tem as já conhecidas aplicações Slack e Zoom. A nível de software para acompanhar project management e workflow, tem por exemplo como opções a Monday.com ou o Trello. Se quiser recolher feedback da sua equipa, assim como reforçar a cultura, pode utilizar a 15five. Invista algum do seu tempo online e procure as melhores ferramentas para que consiga manter os níveis de produtividade.


2. Rever prioridades e o trabalho a ser desenvolvido


Comunicação e revisão de prioridades. Devemos questionar as nossas tarefas e hábitos de trabalho, e avaliar a relevância e as prioridades destas, tendo em conta os objetivos definidos. Por exemplo, fazer uma reunião vídeo-conferência com a duração de 30 minutos: rever prioridades do dia, proceder às alterações necessárias para que as tarefas diárias sejam cumpridas.


3. Inteligência Emocional


A carga emocional dos seus colaborares pode estar a afetar a produtividade da equipa. A crise do coronavírus COVID-19, pode provocar instabilidade e incerteza nas aspirações pessoais, e por sua vez, reduzir a motivação.

Como um líder, é importante acompanhar ainda mais os seus colaboradores durante esta fase:

  1. Comece as suas reuniões por perguntar como todos se sentem e que dificuldades atravessam atualmente. Isto pode ajudar a criar empatia dentro da equipa, e assegurar que ninguém está a passar por este período sozinho.

  2. Seja verdadeiro e partilhe as suas vulnerabilidades com a equipa. 

  3. Ajude a equipa a focar-se na missão da empresa. Assegurar que a missão e o motivo da sua empresa ainda existe, e que se todos contribuírem, ajudará a empresa a cumprir com os seus objetivos.

  4. Tenha empatia. Devemos ser mais pacientes neste momento. Todos nós tivemos que nos adaptar a novas circunstâncias, e por vezes é difícil manter a motivação durante este período de incerteza.


Manter a produtividade não implica trabalhar mais horas (apesar desta tendência neste período). Pense em formas de trabalhar de forma mais eficiente, e ao mesmo tempo não comprometer os objetivos da sua equipa.


Estamos a atravessar um período único na história da humanidade. Considere estas três áreas, e veja o que pode implementar de novo, ou alterar hábitos atuais, de modo a que consiga manter ou aumentar a produtividade dos seus colaboradores.



18 visualizações0 comentário
Registre-se no nosso site

Obrigado pelo envio!