Como analisar o tráfego do seu website?


Um dos principais objetivos do website das empresas é obter uma taxa de conversão alta. Contudo, os gestores ainda não investem o tempo necessário em analisar o tráfego do website. Mas então, em que consiste esta análise? Que benefícios tem? Como funciona? E que ferramentas estão disponíveis atualmente?


A análise do website permite-nos recolher e interpretar dados dos visitantes, e exibe relatórios sobre:

  • Quem são os visitantes

  • A duração de cada sessão 

  • Como interagem com as diversas páginas

  • As principais razões de saída


Ao interpretamos estes dados, é possível identificar falhas do website e apurar melhorias, melhorando assim a experiência dos nossos visitantes.


Existem recursos que se podem implementar nas empresas, e que nos permitem efetuar esta análise mais facilmente. Vejamos de que forma nos podem ajudar.



Origem do tráfego:


Na origem do tráfego, podemos entender como é que os nossos visitantes chegam até nós. Se através de pesquisa orgânica nos motores de busca, ou se chegam ao nosso website, através de referências nas redes sociais ou e-mail.

Acompanhar a origem dos nossos visitantes, ajuda-nos a entender se o nosso plano de SEO está a resultar bem ou mal na pesquisa orgânica, ou então ver qual a plataforma social que tem mais sucesso em reencaminhar visitantes para o nosso website.


Veja abaixo um exemplo de um relatório do Google Analytics:


Visualizações da página


Através deste relatório, podemos ver as visualizações totais das páginas do website durante uma sessão. Um maior número de visualizações pode significar que o conteúdo do seu website é interessante e útil para os seus visitantes.

Este relatório mede também o tempo médio por utilizador em cada página, a taxa de rejeição, e a percentagem de saída - bounce rate - isto é, a percentagem dos utilizadores que saem do seu website sem fazer qualquer tipo de interação.


Número de visitas


Ao analisar o número de visitas do seu website, pode definir um determinado período de tempo. Normalmente, as ferramentas de análise disponíveis, permitem-nos exibir relatórios de hora em hora, diários, semanais e mensais. Com esta informação, pode ver quais são as horas e os dias da semana em que tem mais utilizadores ativos, o que lhe pode ajudar a planear a sua comunicação e a partilha de conteúdos no seu website.



Visitantes únicos vs visitantes repetidos


Dentro da nossa audiência, é possível exibir um relatório que divide o nosso total de visitantes em duas categorias: visitantes únicos e visitantes repetidos. Caso a tendência de utilizadores repetidos seja crescente, podemos então concluir que estamos a fidelizar clientes, e que o conteúdo que apresentamos no nosso website é relevante para um determinado número de visitantes.






Devices


Esta análise segmenta os utilizadores por tipo de device:

desktop, mobile ou tablet. Cada vez mais, os smartphones e tablets são utilizados para efetuar pesquisas sobre produtos e serviços. É importante saber a percentagem de utilizadores que utiliza cada tipo de device, e devemos certificar que o nosso website está otimizado para estes dispositivos. Esta secção também exibes relatórios sobre qual o motor de busca e o browser preferido dos utilizadores.



Tempo médio na página


Quanto tempo, em média, os utilizadores ficam em cada página do seu website? Pode retirar conclusões sobre as páginas mais bem sucedidas e as menos sucedidas com este relatório.


E para tornar esta análise mais eficiente, pode cruzar informação com as suas campanhas de e-mail ou publicações nas redes sociais, e confirmar se, após estas campanhas, houve aumento de interesse no seu website

Quanto mais tempo os utilizadores ficam no seu website, melhor será o seu ranking nos motores de busca.





Páginas de saída


Este relatório refere-se às últimas páginas que os utilizadores tiveram em contacto antes de saírem do website.



Ferramentas

Há uma vasta escolha de software que nos ajudam a fazer a análise do tráfego do website. Entre os quais:


Google Analytics

Gratuito


HubSpot CMS

Trial 14 dias gratuito


Mouseflow

a partir de 24$/mês


Semrush

O Semrush tem a particularidade de analisar os websites da concorrência. Disponível a partir de $ 99/mês.


Similar Web

Gratuito



Conclusão


Com o aprofundamento desta análise, podemos finalmente identificar os pontos fracos e fortes do website, e agir em prol dos nossos visitantes: alterações chave para melhorar a experiência destes, e aumentar a taxa de conversão - que se traduzirá em maior receita para a empresa.


Recursos: Google Analytics, HubSpot, Serpstat Blog




38 visualizações0 comentário
Registre-se no nosso site
CONTATOS

Rua dos Foros, 11

Ponta Delgada - 9500-059​

Telefone: (+351) 919 135 030

geral@insulano.pt

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • LinkedIn - Black Circle

© 2021 Insulano

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now