Um dos principais objetivos do website das empresas é obter uma taxa de conversão alta. Contudo, os gestores ainda não investem o tempo necessário em analisar o tráfego do website. Mas então, em que consiste esta análise? Que benefícios tem? Como funciona? E que ferramentas estão disponíveis atualmente?
A análise do website permite-nos recolher e interpretar dados dos visitantes, e exibe relatórios sobre:
Quem são os visitantes
A duração de cada sessão
Como interagem com as diversas páginas
As principais razões de saída
Ao interpretamos estes dados, é possível identificar falhas do website e apurar melhorias, melhorando assim a experiência dos nossos visitantes.
Existem recursos que se podem implementar nas empresas, e que nos permitem efetuar esta análise mais facilmente. Vejamos de que forma nos podem ajudar.
Origem do tráfego:
Na origem do tráfego, podemos entender como é que os nossos visitantes chegam até nós. Se através de pesquisa orgânica nos motores de busca, ou se chegam ao nosso website, através de referências nas redes sociais ou e-mail.
Acompanhar a origem dos nossos visitantes, ajuda-nos a entender se o nosso plano de SEO está a resultar bem ou mal na pesquisa orgânica, ou então ver qual a plataforma social que tem mais sucesso em reencaminhar visitantes para o nosso website.
Veja abaixo um exemplo de um relatório do Google Analytics:

Visualizações da página
Através deste relatório, podemos ver as visualizações totais das páginas do website durante uma sessão. Um maior número de visualizações pode significar que o conteúdo do seu website é interessante e útil para os seus visitantes.
Este relatório mede também o tempo médio por utilizador em cada página, a taxa de rejeição, e a percentagem de saída - bounce rate - isto é, a percentagem dos utilizadores que saem do seu website sem fazer qualquer tipo de interação.

Número de visitas
Ao analisar o número de visitas do seu website, pode definir um determinado período de tempo. Normalmente, as ferramentas de análise disponíveis, permitem-nos exibir relatórios de hora em hora, diários, semanais e mensais. Com esta informação, pode ver quais são as horas e os dias da semana em que tem mais utilizadores ativos, o que lhe pode ajudar a planear a sua comunicação e a partilha de conteúdos no seu website.

Visitantes únicos vs visitantes repetidos
Dentro da nossa audiência, é possível exibir um relatório que divide o nosso total de visitantes em duas categorias: visitantes únicos e visitantes repetidos. Caso a tendência de utilizadores repetidos seja crescente, podemos então concluir que estamos a fidelizar clientes, e que o conteúdo que apresentamos no nosso website é relevante para um determinado número de visitantes.


Devices
Esta análise segmenta os utilizadores por tipo de device:
desktop, mobile ou tablet. Cada vez mais, os smartphones e tablets são utilizados para efetuar pesquisas sobre produtos e serviços. É importante saber a percentagem de utilizadores que utiliza cada tipo de device, e devemos certificar que o nosso website está otimizado para estes dispositivos. Esta secção também exibes relatórios sobre qual o motor de busca e o browser preferido dos utilizadores.

Tempo médio na página
Quanto tempo, em média, os utilizadores ficam em cada página do seu website? Pode retirar conclusões sobre as páginas mais bem sucedidas e as menos sucedidas com este relatório.
E para tornar esta análise mais eficiente, pode cruzar informação com as suas campanhas de e-mail ou publicações nas redes sociais, e confirmar se, após estas campanhas, houve aumento de interesse no seu website.
Quanto mais tempo os utilizadores ficam no seu website, melhor será o seu ranking nos motores de busca.

Páginas de saída
Este relatório refere-se às últimas páginas que os utilizadores tiveram em contacto antes de saírem do website.

Ferramentas
Há uma vasta escolha de software que nos ajudam a fazer a análise do tráfego do website. Entre os quais:
Google Analytics
Gratuito
HubSpot CMS
Trial 14 dias gratuito
Mouseflow
a partir de 24$/mês
Semrush
O Semrush tem a particularidade de analisar os websites da concorrência. Disponível a partir de $ 99/mês.
Similar Web
Gratuito
Conclusão
Com o aprofundamento desta análise, podemos finalmente identificar os pontos fracos e fortes do website, e agir em prol dos nossos visitantes: alterações chave para melhorar a experiência destes, e aumentar a taxa de conversão - que se traduzirá em maior receita para a empresa.
Recursos: Google Analytics, HubSpot, Serpstat Blog