Hoje partilhamos algumas perguntas que nos ajudam a entender quais são as necessidades dos nossos potenciais clientes, e que nos ajudarão no processo de vendas.
1. Qual é a sua propensão à mudança?
Esta pergunta ajuda-nos a direcionar a nossa estratégia de vendas e perceber se é realmente compensatório investir o nosso tempo em determinados consumidores. Os consumidores que procuram, e que estão abertos à mudança, são uma boa oportunidade para quem quer vender um determinado produto ou serviço.
2. Perguntas específicas para fazer o acompanhamento da venda
Quando o potencial cliente diz-nos, por exemplo, que procura um produto que seja mais intuitivo, podemos aprofundar as necessidades do consumidor com as seguintes perguntas:
a) O que espera exatamente do produto?
b) Tem algum exemplo do que precisa?
c) Teve alguma má experiência ao utilizar um produto que não tenha sido intuitivo?
3. O que fez com que procurasse o nosso produto/serviço?
Ao responder a esta pergunta, o consumidor irá revelar algumas das suas necessidades e desejos que quer ao adquirir o novo produto/serviço. Através desta resposta, o consumidor pode também dar-nos conhecimento sobre a urgência e o horizonte temporal que tem na procura do produto ou serviço: curto ou longo prazo.
Os profissionais de vendas devem sempre procurar aprofundar o conhecimento e as necessidades dos consumidores. Se não investem o tempo necessário para refletir, e retirar alguma aprendizagem dos insights dados pelo nosso público-alvo, os nossos objetivos de receitas poderão não ser atingidos.
Com o auxílio e utilização da tecnologia, podemos mais facilmente fazer os necessários follow-ups. Docurated Sales Enablement App, por exemplo, dá-nos recomendações de como devemos agir em diversas situações no nosso processo de vendas. Além de nos ajudar a poupar tempo, com as recomendações de perguntas que nos dá, irá ajudar-nos a fechar mais negócios.